Exame

INSCRIÇÃO - EXAME

Exame para admissão ao Instituto Brasileiro de Atuária realizado por atuários graduados e por estudantes de Ciências Atuariais em vias de se graduar em cursos reconhecidos pelo MEC.

 

Os admitidos, que cumprirem os requisitos necessários, receberão o título de MIBA.

      Exame de Admissão 2020 - EDIÇÃO EM CONJUNTO COM 2021 ADIADA (SAIBA MAIS)

    

      Exame de Admissão 2019

    

        Exame de Admissão 2018

 

      Exame de Admissão 2017

 

      Exame de Admissão 2016

 

      Exame de Admissão 2015

 

     Exame de Admissão 2014

 

     Exame de Admissão 2013

 

     Exame de Admissão 2012

     Exame de Admissão 2011

 

     Exame de Admissão 2010

 

     Exame de Admissão 2009

 

    Exame de Admissão 2008

 

     Exame de Admissão 2007

 

     Exame de Admissão 2006

 

     Exame de Admissão 2005

MIBA

SÓCIO MEMBRO (MIBA) - PESSOA FÍSICA FORMADA EM CIÊNCIAS ATUARIAIS

 

O Instituto Brasileiro de Atuária informa que, excepcionalmente, durante esse período de pandemia, o envio dos documentos para inscrição do associado deverá ser realizado em PDF via e-mail (secretaria@atuarios.org.br).

Este formato vale para todas as categorias associativas do Instituto (MIBAs, AIBAs, EIBAs, CIBAs). Oportunamente, caso o Ministério do Trabalho exija, será necessário que realizem o procedimento tradicional por cópias autenticadas.

Por isso, MOMENTANEAMENTE, desconsiderem das instruções abaixo o envio físico e mantenham as respectivas documentações solicitadas.

 

Para que você seja um MIBA são necessários formação em curso de graduação em Ciências Atuariais reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC e aprovação no Exame de Admissão oferecido anualmente pelo IBA.

 

O registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego é realizado pelo IBA.

 

Após o registro profissional definitivo e a inscrição no IBA, você receberá a carteira de atuário, válida em todo o território nacional, com foto e campo para assinatura.

 

O seu nome e número de registro serão divulgados no site enquanto suas obrigações junto ao IBA estiverem regulares.

 

 

Formulários e requerimentos:

 

    * Cópia autenticada da carteira de identidade

    * Cópia autenticada do CPF (caso ele não conste no seu RG)

    * Cópia simples da carteira de identidade e CPF

    * Cópias autenticadas em cartório das 2 (duas) páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS que contêm assinatura, foto e qualificação civil

    * Cópia autenticada em cartório do título de eleitor

    * Cópia autenticada em cartório do diploma registrado no Ministério de Educação e Cultura OU cópia autenticada da declaração de colação da faculdade e do histórico escolar (da graduação em Ciências Atuariais)

    * Cópia autenticada em cartório de prova de quitação com o serviço militar

    * Cópia autenticada em cartório de comprovante de residência   

    * Cópia autenticada em cartório da certidão de casamento (para mulheres e somente nos casos de mudança de nome)

    * Foto colorida 3x4 (enviar também para o email iba@atuarios.org.br)

    * Além dos documentos citados, é necessário ter sido aprovado(a) no Exame do IBA, para tornar-se membro do instituto.

  

   * Preenchimento de:

             > ficha cadastral;

             > formulário de requerimento de inscrição no IBA;

 

Informamos que caso ainda não tenha seu Diploma registrado no MEC, a inscrição do registro provisório será concedida pelo prazo de 01 ano, com base na apresentação dos seguintes documentos:

 

     * Cópia autenticada em cartório da Certidão de Colação de Grau do Curso Superior de Ciências Atuariais.

     * Cópia autenticada em cartório do Histórico Escolar (da graduação em Ciências Atuariais).

   

A apresentação da cópia do Diploma e carteira de identidade autenticados deverá ocorrer no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data do registro provisório, para novo carimbo do MTE, mantendo-se o mesmo nº de registro. Transcorrido este prazo, sem a apresentação do Diploma, o registro profissional emitido será automaticamente CANCELADO pelo Sistema Informatizado de Registro Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

 

A carteira de atuário MIBA somente será emitida após a apresentação de diploma.

 

Todos os documentos devem ser enviados ao IBA no endereço indicado. O IBA encaminhará o processo ao Ministério do Trabalho e Emprego, que disponibilizará o registro profissional em um prazo de 30 (trinta) a 40 (quarenta) dias (o prazo dependerá de disponibilidade do Ministério).

 

Instituto Brasileiro de Atuária – IBA

Rua da Assembleia, 10 salas 1304/1305 - Centro

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20011-901

 

e-mail: iba@atuarios.org.br

 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

 

A 1ª semestralidade do IBA será cobrada dos novos MIBAS com um valor proporcional à sua data de autorização da diretoria de inclusão do novo sócio em relação ao valor total da semestralidade vigente do período, conforme previsto na Resolução IBA nº 04/2021.

PERITO ATUARIAL

O Instituto Brasileiro de Atuária não se responsabiliza pelo ramo de atuação dos peritos atuariais sendo este provido pelo próprio associado.

O que é necessário para ser cadastrado como perito atuarial no IBA? 

   * Possuir mais de 5 (cinco) anos com MIBA;

   * Estar em dia com as obrigações junto ao IBA;

   * Realizar solicitação de divulgação do MIBA como Perito Atuarial pelo sistema, em “Acesso Sócio”, do menu principal, localizado no canto superior do site do IBA  (www.atuarios.org.br).

ACESSO SÓCIO >  DADOS CADASTRAIS > ATUAÇÃO PROFISSIONAL > CADASTRO DE PERITO

Preencher os dados conforme Anexo I, se auto declarando apto para realização de perícias atuariais nas áreas indicadas, e informar seu segmento de atuação; telefone para contato; e-mail e UFs de atuação.

   * Veja também a Resolução N° 05/21 que dispõe sobre Peritos.

  

A divulgação no site do IBA será efetuada enquanto as suas obrigações junto ao IBA estiverem regulares.   O atuário é o técnico especializado em matemática superior que atua, de um modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.

O Decreto Lei nº 806, de 04/09/69 dispõe sobre a profissão do atuário, sendo a regulamentação do exercício profissional estabelecida pelo Decreto nº 66.408, de 03/04/70.

O exercício profissional do atuário compreende a elaboração de planos técnicos, assessoria, auditoria e avaliação com atuação nos segmentos de previdência social; pública e privada; seguros em geral; resseguros; planos de saúde; planos de capitalização e sorteios.

Pelo disposto na alínea f do artigo 5º do referido Decreto-Lei compete, privativamente ao atuário, a peritagem e a emissão de pareceres sobre assuntos envolvendo problemas de competência exclusivamente do atuário.

Sendo a Perícia Atuarial uma das atividades específicas do profissional atuário, estamos divulgando a relação de nossos associados que se dispõem dentre suas atividades a prestar este serviço, tão importante para dirimir questões judiciais e extrajudiciais que envolvam cálculos atuariais e avaliação de cláusulas contratuais a eles inerentes nos segmentos de previdência social, pública e privada; seguros em geral; resseguros; planos de saúde e planos de capitalização e sorteios.

CERTIFICAÇÃO MIBA

COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO ATUARIAL

 

O candidato poderá pleitear sua certificação em mais de uma área desde que atenda, separadamente, para cada um dos Segmentos de Atuação ou Atividade de Atuação os requisitos elaborando um processo de certificação em separado para cada um dos segmentos e Atividade de Atuação.

 

 

DOCUMENTAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE MIBA

 

O candidato deverá apresentar:

A declaração pode ser firmada pela área de recursos humanos ou pelo responsável pelo departamento atuarial informando o respectivo MIBA, desde que não seja o candidato à certificação.

No caso de atuário MIBA sem vínculo empregatício ou societário: encaminhar cópia simples de contratos firmados (página de identificação com a data e assinatura e quaisquer outras relevantes). Será aceita também declaração das empresas, em papel timbrado original, para quais prestou serviço desde que contendo o Segmento de Atuação e a Atividade de Atuação realizada pelo candidato.

Caso haja informações confidenciais tais como valores as mesmas poderão ser hachurreadas impedindo a leitura.

  1. original do PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO preenchido e assinado;

  2. original do TERMO DE COMPROMISSO preenchido e assinado, com a assinatura coincidente com o documento de identificação apresentado;

  3. cópia simples da carteira de identidade ou qualquer outro documento similar, que possua foto, identificação digital, nome completo e assinatura;

  4. original da SINTESE DE TRAJETÓRIA PROFISSIONAL – síntese, de no máximo 2 (duas) páginas em formato livre, contendo atividades profissionais realizadas indicando tempo de atuação e realizações relevantes, se for o caso. A síntese deverá estar datada e assinada pelo candidato.

  5. cópia simples das comprovações de experiência profissional:

    • Em caso de vínculo empregatício em cargo ou função atuarial: a apresentação de cópia simples da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (folha de identificação e as de registro de emprego com o cargo e outras relevantes),ou declaração firmada pela Empresa, em papel timbrado original, constando, detalhadamente, o segmento específico da atividade exercida e o respectivo tempo de atuação do funcionário.

    • Em caso de vínculo societário: a apresentação da cópia simples do último contrato social em que o MIBA é citado, juntamente com uma declaração firmada pela Empresa, em papel timbrado original, constando o Segmento de Atuação e a Atividade de Atuação realizada pelo candidato;

  6. original do FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO assinado e preenchido com relação dos cursos informando data de conclusão, entidade promotora e carga horária, anexando cópia simples legível dos comprovantes de realização dos cursos;

  7. cópia simples das comprovações das atividades relacionadas a eventos de educação continuada na área atuarial e afins, realizados e concluídos nos últimos 3 (três) anos anteriores à data de solicitação da certificação, exceto quando a Tabela de Pontos preveja um prazo específico;

  8. cópia simples legível do comprovante da taxa de emissão de certificação, cujo depósito deverá ser efetuado na conta do IBA, divulgada no site, via DOC ou TED ou transferência bancária entre contas;

 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

 

ANÁLISE ADMINISTRATIVA

Em casos de pendências em análise administrativa, o MIBA terá 30 dias para envio da documentação complementar.

Ocorrendo nova recusa administrativa o processo será finalizado, não havendo devolução da taxa;

 

ANÁLISE TÉCNICA

O Comitê possui 60 dias para realizar a analise técnica dos pedidos de Certificação Atuarial. Após a conclusão da análise técnica, o IBA informará o resultado.

Em caso de INDEFERIMENTO o solicitante terá 30 dias para envio da documentação complementar.

Ocorrendo novo Indeferimento o processo será finalizado, não havendo devolução da taxa.

CIBA

CIBA

O Instituto Brasileiro de Atuária informa que, excepcionalmente, durante esse período de pandemia, o envio dos documentos para inscrição do associado deverá ser realizado em PDF via e-mail (secretaria@atuarios.org.br).

Este formato vale para todas as categorias associativas do Instituto (MIBAs, AIBAs, EIBAs, CIBAs). Oportunamente, caso o Ministério do Trabalho exija, será necessário que realizem o procedimento tradicional por cópias autenticadas.

Por isso, MOMENTANEAMENTE, desconsiderem das instruções abaixo o envio físico e mantenham as respectivas documentações solicitadas.

CIBAs são as pessoas jurídicas sócias do IBA que exercem ou não a prestação de serviços atuariais.

 

Para que você seja um CIBA prestador de serviços atuariais é necessário que você preencha os requisitos constantes na Resolução aprovada pela Diretoria em 13.10.2013 e envie ao IBA formulário e documentos listados abaixo:

 

FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS:

 

    * Cópia autenticada do contrato social e das alterações, se houver, devidamente registradas em cartório;

    * Cópia do CNPJ;

    * Preenchimento e impressão de ficha cadastralformulário de solicitação de inscrição e Termo de Compromisso;

 

Com todos os documentos providenciados, envie ao IBA por correio para o endereço abaixo e aguarde comunicação no prazo de até 60 dias, preferencialmente por e-mail.

 

 

Instituto Brasileiro de Atuária - IBA

Rua da Assembleia, 10 salas 1304/1305

CEP: 20.011-901 - Rio de Janeiro / RJ

 

 

A divulgação no site será efetuada enquanto suas obrigações junto ao IBA estiverem regulares e será feita separadamente por prestador ou não de serviços atuariais, contendo as seguintes informações:

 

    * Nome da empresa, conforme disposto no Contrato Social

    * Endereço, telefones e e-mail

    * Nome do atuário responsável

    * Data de registro no IBA

 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

 

A 1ª semestralidade do IBA será cobrada dos novos CIBAS com um valor proporcional à sua data de autorização da diretoria de inclusão do novo sócio em relação ao valor total da semestralidade vigente do período, conforme previsto na Resolução IBA nº 04/2021

 

As demais semestralidades serão cobradas mediante ficha de compensação remetidas para o endereço de correspondência.

 

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: iba@atuarios.org.br ou ligue para (21) 2531 0267 - (21) 2531 2865

CERTIFICAÇÃO CIBA

COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO ATUARIAL

 

O candidato poderá pleitear sua certificação em mais de uma área desde que atenda, separadamente, para cada um dos Segmentos de Atuação ou Atividade de Atuação os requisitos elaborando um processo de certificação em separado para cada um dos Segmentos e Atividade de Atuação.

 

DOCUMENTAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE CIBA

 

A empresa candidata à Certificação IBA deverá apresentar:

  1. original do PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO preenchido e assinado pelo Atuário Certificado no mesmo Segmento de Atuação e Atividade de Atuação solicitada pelo CIBA;

  2. original do TERMO DE COMPROMISSO preenchido e assinado pelo Atuário Certificado, com a assinatura coincidente com o documento de identificação apresentado;

  3. cópia simples da carteira de identidade do Atuário Certificado ou qualquer outro documento similar que possua foto, identificação digital, nome completo e assinatura;

  4. cópia simples do contrato social atualizado e em vigor na data de solicitação da certificação;

  5. cópia simples da Certificação IBA do Atuário Certificado no mesmo Segmento de Atuação e Atividade de Atuação solicitada pelo CIBA;

  6. cópia simples das comprovações de experiência profissional.

  7. cópia simples legível do comprovante da taxa de emissão de certificação, cujo depósito deverá ser efetuado na conta do IBA, divulgada no site, via DOC ou TED ou transferência bancária entre contas;

 

Valor da taxa CIBA:(Clique Aqui)

 

Dados Bancários:

Banco Bradesco (237)

Agência: 2761

C/C: 0650076-1

INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA

CNPJ: 27.907.104/0001-30
 

ANÁLISE ADMINISTRATIVA

Em casos de pendências, o MIBA terá 30 dias para envio da documentação complementar.

Ocorrendo nova recusa administrativa o processo será finalizado, não havendo devolução da taxa;

 

ANÁLISE TÉCNICA

O Comitê possui 60 dias para realizar a analise técnica dos pedidos de Certificação Atuarial. Após a conclusão da análise técnica, o IBA informará o resultado.

Em caso de INDEFERIMENTO o solicitante terá 30 dias para envio da documentação complementar.

Ocorrendo novo Indeferimento, o processo será finalizado, não havendo devolução da taxa.

AIBA

O Instituto Brasileiro de Atuária informa que, excepcionalmente, durante esse período de pandemia, o envio dos documentos para inscrição do associado deverá ser realizado em PDF via e-mail (secretaria@atuarios.org.br).

Este formato vale para todas as categorias associativas do Instituto (MIBAs, AIBAs, EIBAs, CIBAs). Oportunamente, caso o Ministério do Trabalho exija, será necessário que realizem o procedimento tradicional por cópias autenticadas.

Por isso, MOMENTANEAMENTE, desconsiderem das instruções abaixo o envio físico e mantenham as respectivas documentações solicitadas.

 

Dúvidas sobre a categoria AIBA veja a Resolução: 01/10

 

O registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego é realizado pelo IBA.

 

 

Formulários e requerimentos:

 

    * Cópia autenticada da carteira de identidade

    * Cópia autenticada da carteira do CPF

    * Cópia simples da carteira de identidade e CPF

    * Cópias autenticadas em cartório das 2 (duas) páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS que contêm assinatura equalificação civil

    * Cópia autenticada em cartório do título de eleitor

    * Cópia autenticada em cartório do diploma registrado no Ministério de Educação e Cultura OU cópia autenticada da declaração de colação da faculdade e do histórico escolar (da graduação em Ciências Atuariais)

    * Cópia autenticada em cartório de prova de quitação com o serviço militar

    * Cópia autenticada em cartório de comprovante de residência

    * Foto colorida 3x4 (enviar também para o email iba@atuarios.org.br)

   

  

   * Preenchimento de:

             > ficha cadastral e formulário de requerimento de inscrição ao IBA;

 

Caso ainda não tenha seu Diploma registrado no MEC, a inscrição do registro provisório será concedida com base na apresentação dos seguintes documentos:

 

     * Cópia autenticada em cartório da Certidão de Colação de Grau do Curso Superior de Ciências Atuariais.

     * Cópia autenticada em cartório do Histórico Escolar (da graduação em Ciências Atuariais).

 

A apresentação da cópia autenticada do Diploma deverá ocorrer no prazo de 12 (doze) meses, a contar da data do registro. Transcorrido este prazo, sem a apresentação do Diploma, o registro profissional emitido será automaticamente CANCELADO pelo Sistema Informatizado de Registro Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

 

Todos os documentos devem ser enviados ao IBA no endereço indicado. O IBA encaminhará o processo ao Ministério do Trabalho e Emprego, que disponibilizará o registro profissional em um prazo de 30 (trinta) a 40(quarenta) dias (o prazo dependerá de disponibilidade do Ministério).

 

Instituto Brasileiro de Atuária – IBA

Rua da Assembleia, 10 salas 1304/1305

Rio de Janeiro - RJ CEP: 20011-901



 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

A 1ª semestralidade do IBA será cobrada dos novos AIBAS com um valor proporcional à sua data de autorização da diretoria de inclusão do novo sócio em relação ao valor total da semestralidade vigente do período, conforme previsto na Resolução IBA nº 04/2021.

EIBA

SÓCIO ESTUDANTE - PESSOA FÍSICA ESTUDANTE DE ATUÁRIA

O Instituto Brasileiro de Atuária informa que, excepcionalmente, durante esse período de pandemia, o envio dos documentos para inscrição do associado deverá ser realizado em PDF via e-mail (secretaria@atuarios.org.br).

Este formato vale para todas as categorias associativas do Instituto (MIBAs, AIBAs, EIBAs, CIBAs). Oportunamente, caso o Ministério do Trabalho exija, será necessário que realizem o procedimento tradicional por cópias autenticadas.

Por isso, MOMENTANEAMENTE, desconsiderem das instruções abaixo o envio físico e mantenham as respectivas documentações solicitadas.

 

Seja Sócio Estudante e veja as vantagens:

    * Descontos nos eventos promovidos ou patrocinados pelo IBA;

    * Recebimento de publicações do IBA, IBA-Email;

    * Desconto de até 100% na 1ª contribuição de sócio MIBA de acordo com o período da faculdade da época de cadastramento como sócio estudante, desde que não tenha havido interrupção no pagamento das semestralidades:   

 

Formulários e Requerimentos:

    * cópia da carteira de identidade e do CPF;

    * 1 (uma) foto 2x2 ou 3x4;

    * comprovante de residência;

    * declaração da faculdade indicando o período que está cursando ou comprovante de matrícula com atestado de semestralidade;

    * preenchimento e envio de formulário de solicitação de inscrição.

    * realização do pagamento da semestralidade, após orientação do IBA.

 

Com todos os documentos providenciados, envie ao IBA por e-mail para iba@atuarios.org.br ou por correio para o endereço a seguir e aguarde comunicação do IBA no prazo de 15 (quinze) dias úteis.

 

Instituto Brasileiro de Atuária - IBA

Rua da Assembleia, 10 salas 1304/1305

Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20011-901

 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

 

A 1ª semestralidade do IBA será cobrada dos novos EIBAS com um valor proporcional à sua data de autorização da diretoria de inclusão do novo sócio em relação ao valor total da semestralidade vigente do período, conforme previsto na Resolução IBA nº 04/2021.

 

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone. Tel.: +55 21 2531-0267 / +55 21 2531-2865

IBAPREV

O Plano de Previdência do IBA, o IBAprev, foi criado em parceria pelo IBA e pela Petros, para garantir uma renda de aposentadoria complementar para você Atuário(a).

Criado inicialmente para os atuários registrados no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), este plano expandiu seu leque de atuação. Hoje, empregados de consultorias e fundos de pensão parceiros do IBA também podem se inscrever no plano, bem como seus dependentes e dependentes de atuários.

Ao aderir ao IBAprev, o participante opta por um plano de previdência complementar com custos reduzidos e totalmente confiável. Se você já tem uma previdência complementar, saiba que é possível transferir recursos entre planos, a chamada portabilidade, sem pagar Imposto de Renda.

E o dinheiro que você investir agora pode ser abatido na sua declaração completa de Imposto de Renda, com o limite de até 12% da renda bruta. As contribuições para filhos podem ser abatidas desde que eles constem como dependentes na declaração de IR. Para maiores de 16 anos, é necessário que contribuam em seu próprio nome para o regime geral da previdência social (INSS).

 

Para mais informações, acesse os links abaixo: 

Inscrição de Dependente de Sócio

SÓCIO CORRESPONDENTE SECURITÁRIO - DEPENDENTE DE SÓCIOS

 

PESSOA FÍSICA INSCRITA NO IBA VISANDO ADESÃO AOS PLANOS SECURITÁRIOS INSTITUÍDOS PELO IBA: IBAPREV.

 

A inscrição na qualidade de sócio correspondente securitário dependente permite a adesão a qualquer plano securitário a ser implementado pelo IBA, mas não concede o direito de exercer a profissão de atuário. O recadastramento será feito a cada 2 (dois) anos e o seu nome será divulgado no site enquanto as semestralidades estiverem em dia.

 

Após a inscrição você receberá Declaração do IBA registrando sua inscrição e as semestralidades serão cobradas mediante ficha de compensação que lhe será remetida para o endereço de correspondência.

 

FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS:

 

 

OBS: a declaração de dependência não pode ser suprida, ou seja, não tem validade com procuração.

 

Com todos os documentos providenciados, envie ao IBA por correio para o endereço abaixo e aguarde comunicação do IBA no prazo de 15 (quinze) dias úteis.

 

Instituto Brasileiro de Atuária - IBA
Rua da Assembléia, 10 salas 1304/1305
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20011-901

 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

A 1ª semestralidade do IBA será cobrada dos novos dependentes com um valor proporcional à sua data de autorização da diretoria de inclusão do novo sócio em relação ao valor total da semestralidade vigente do período, conforme previsto na Resolução IBA nº 04/2021.

Inscrição - Funcionário CIBA

SÓCIO CORRESPONDENTE SECURITÁRIO - FUNCIONÁRIO DE CIBA

PESSOA FÍSICA INSCRITA NO IBA VISANDO ADESÃO AOS PLANOS SECURITÁRIOS INSTITUÍDOS PELO IBA: IBAPREV

A inscrição na qualidade de sócio correspondente securitário - funcionário de CIBA permite a adesão a qualquer plano securitário a ser implementado pelo IBA, mas não concede o direito de exercer a profissão de atuário. O recadastramento será feito a cada 2 (dois) anos e o seu nome será divulgado no site enquanto as semestralidades estiverem em dia.

Após a inscrição você receberá Declaração do IBA registrando sua inscrição e as semestralidades serão cobradas mediante ficha de compensação que lhe será remetida para o endereço de correspondência.

FORMULÁRIOS E REQUERIMENTOS:

     * cópia da carteira de identidade e do CPF;

     * cópia das páginas da CTPS que contêm assinatura, qualificação civil e contrato de trabalho ou cópia do contrato de trabalho;

     * uma foto 3*4 ou 2*2;

     * correspondência da empresa em papel timbrado comprovando o vínculo empregatício e o  comprometimento de comunicar ao IBA o desligamento do funcionário; e;

     * preenchimento de formulário de solicitação de inscrição e ficha cadastral;

 

Com todos os documentos providenciados, envie ao IBA por correio para o endereço abaixo e aguarde comunicação do IBA no prazo de 15 (quinze) dias úteis.

Instituto Brasileiro de Atuária - IBA
Rua da Assembléia, 10 salas 1304/1305
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20011-901

 

SEMESTRALIDADE: CLIQUE AQUI

 

A 1ª semestralidade do IBA será cobrada dos novos associados com um valor proporcional à sua data de autorização da diretoria de inclusão do novo sócio em relação ao valor total da semestralidade vigente do período, conforme previsto na Resolução IBA nº 04/2021.