Consultas

DECLARAÇÃO

Declaração de Regularidade

Se você precisa de uma declaração informando sua inscrição e sua situação regular junto ao IBA, basta acessar o sistema em “Acesso Sócio”, do menu principal, localizado no canto superior do site do IBA (www.atuarios.org.br), para emitir sua declaração de regularidade.

ACESSO SÓCIO > FINANCEIRO > DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE

 

Declaração de Ausência de Penalidade

No caso de necessidade da Declaração de Ausência de Penalidade, faça sua solicitação pelo nosso e-mail (secretaria@atuarios.org.br) informando seu nome completo e número de registro.

O prazo para emissão desta é de até 15 dias após recebimento da solicitação.

 

(Clique Aqui) e acesse a tabela de taxas do IBA atualizada.

CERTIFICAÇÃO

CONSULTA À CERTIFICAÇÃO - ATUALIZALIZAÇÃO PREVISTA PARA OS ÚLTIMOS DIAS ÚTEIS DE CADA MÊS

 

A divulgação, desde 2007, nesse espaço nobre é automática e segue o disposto na Resolução IBA 02/2015 e na Resolução IBA 01/2020, normas em vigor que regulamentam o processo de Certificação Atuarial, e tem como objetivo a valorização da comunidade atuarial certificada. 

 

CLIQUE AQUI e consulte a lista de divulgação, atualizado em 24/09/2021, atualmente composta atualmente por 175 associados detentores de 315 certificados emitidos e vigentes.

 

Se você estiver com o certificado ativo e não localizar seu nome publicado, envie e-mail para iba@atuarios.org.br informando nome completo, número de registro e categoria. 

 

Salientamos que a responsabilidade na atuação do Atuário Técnico e do Atuário Auditor é devida ao MIBA ou CIBA, conforme o caso, isentando o IBA, portanto, de qualquer responsabilidade.

 

RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES DO COMITÊ DE CERTIFICAÇÃO ATUARIAL

Objetivando a transparência, segue abaixo o resumo estatístico referente aos processos deferidos nos últimos 12 meses de atividades do Comitê de Certificação Atuarial do IBA:

 

tabela1.png
BENEMÉRITOS E HIBA

BENEMÉRITOS - pessoas físicas ou jurídicas a quem a Assembleia Geral conferir esse título que, por doações, legados ou serviços relevantes, se tornem merecedoras do reconhecimento do IBA:

 

>> João Carlos Vital
>> Sul América Seguros de Vida – em 1945
>> Seguros de Vida Previdência do Sul – em 1945
>> José Carlos de Macedo Soares – em 1945
>> STEA Serviços Técnicos de Estatística e Atuária Ltda
>> IRB Brasil Resseguro S/A

CONVÊNIOS

CONVÊNIO IBA & FIPECAFI

 

A FIPECAFI se compromete a conceder bolsas de estudos, no percentual de 20% para todos os cursos, exceto MBA Gestão Atuarial e Financeira, para o qual o

desconto seria de 25% aos membros do IBA aprovados nos competentes processos seletivos, enquanto permanecerem como membros do Instituto.

CLIQUE AQUI

 

CONVÊNIO IBA & APJERJ

Tem por objetivo a cooperação técnica, científica e cultural entre os participantes visando o desenvolvimento e execução de programas e projetos

de cooperação técnica e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e de pesquisa e o estabelecimento de mecanismos para sua

realização.

 

A cooperação poderá ocorrer na forma de:

* Intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas;

* Desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo de ensino das Ciências Atuariais e também na área de

Perícias, da pesquisa e de atividades culturais relacionadas com o aprimoramento dos associados tanto do IBA, quanto dos associados da APJERJ;

* Intercâmbio de técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas;

 

CURSOS E ATIVIDADES AFINS REALIZADOS PELO IBA & APJERJ

Oferecer aos associados quites com suas obrigações no IBA e na APJERJ, o mesmo valor de inscrição a associados de ambas as partes, para cursos ou

atividades afins em que vierem a promover.

 

CLIQUE AQUI para visualizar o contrato na íntegra.

 

ABRAPP

O IBA - Instituto Brasileiro de Atuária e a ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) firmaram convênio, que

tem por objeto a cooperação das Partes visando vantagens recíprocas da conjugação de trabalhos e experiências entre o IBA e a ABRAPP.

Quando da realização de cursos, seminários, congressos, palestras decidiram oferecer desconto para seus sócios:

 

O IBA compromete-se a aplicar em seus eventos:

* Desconto de 25% (vinte e cinco por cento), para as associadas da ABRAPP, sobre os valores de inscrição referentes aos não sócios do IBA.

 

A ABRAPP compromete-se a aplicar em seus eventos:

* Desconto de 25% (vinte e cinco por cento), para os sócios do IBA, sobre os valores de inscrição referentes as entidades fechadas de previdência

complementar, não associadas à ABRAPP.

 

ATENÇÃO PARTICIPANTE DO PLANO DE PREVIDÊNCIA IBAPREV

A ABRAPP compromete-se a aplicar em seus eventos, os mesmos valores de inscrição aplicados para suas associadas, para os sócios do IBA que

participarem do plano IBAPrev. 

 

IBAPREV

Criado inicialmente para os atuários registrados no Instituto Brasileiro de Atuária, este plano expandiu o seu leque de atuação. Hoje, empregados de

consultorias e fundos de pensão parceiros do IBA também podem se inscrever no plano, bem como os seus dependentes e os dependentes de atuários.

Ao aderir ao IBAprev, você tem à sua disposição um plano de previdência complementar com custos reduzidos e totalmente confiável.

Se já tiver um plano, compare! É possível transferir recursos entre planosde previdência sem pagamento de Imposto de Renda.

 

Para mais informações entre em contato: 0800 025 35 45

https://www.petros.com.br/

 

FUNENSEG

 

A FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS - FUNENSEG, mantenedora da ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS - ESNS concede aos Membros do Instituto Brasileiro de Atuária - MIBAs bolsas de estudos de 20% (vinte por cento) sobre o valor da mensalidade dos Cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação.

 

Para mais informações entre em contato:

Rio de Janeiro: 0800-025-3322

São Paulo: 11-3062-2025/-2143

http://www.funenseg.org.br/

TAXAS - IBA

Conforme definido na 80ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 28 de novembro de 2018, os valores de semestralidades serão anualmente atualizados com base no IPCA. 

Cientes desta decisão, a diretoria do IBA, em reunião ocorrida em 12 de junho de 2019, aprovou a atualização de todas as taxas do Instituto com base no mesmo indicador e na mesma temporariedade.

De forma a recompor as perdas inflacionárias sobre as tabelas de referência de honorários a serem observados pelos seus associados quanto da prestação de serviços atuariais, nesta mesma reunião de diretoria (12/06/19) determinou que os valores dispostos na Resolução IBA 01/2017 e na Resolução IBA 01/2018 sejam também atualizados anualmente com base no mesmo indicador financeiro.

Assim, mediante decisão em assembleia e seguindo as diretrizes elencadas em ata de reunião de diretoria, fica estabelecida a rotina anual, nos meses de janeiro e com data-base de dezembro do ano anterior, de divulgação da atualização dos valores, que passam a vigorar imediatamente após a sua publicação.

Veja abaixo a nova tabela atualizada dos valores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS.:

1) Atualizado com base no IPC-A (IBGE) conforme calculadora do BACEN; 2) Declarações emitidas apenas em versão eltrônica (encaminhadas por e-mail) serão gratuitas; ou seja, as taxas de declarações supracitadas serão cobradas apenas quando solicitado envio postal (modalidade praticada/prevista é de "Carta Registrada"), sendo cobrados estas (taxas) ajustadas em função de alteração tarifária dos correios por:

  • Solicitação de emissão por outra modalidade diferente da praticada/prevista (SEDEX ou equivalentes ou outros); e/ou

  • Caso a quantidade de declarações ultrapasse a cota-taxa mínima prevista para a modalidade praticada/prevista.

 

 

TX 1.jpg
TX 2.jpg
TABELA DE HONORÁRIOS

Conforme definido na 80ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 28 de novembro de 2018, os valores de semestralidades serão anualmente atualizados com base no IPCA. 

Cientes desta decisão, a diretoria do IBA, em reunião ocorrida em 12 de junho de 2019, aprovou a atualização de todas as taxas do Instituto com base no mesmo indicador e na mesma temporariedade.

De forma a recompor as perdas inflacionárias sobre as tabelas de referência de honorários a serem observados pelos seus associados quanto da prestação de serviços atuariais, nesta mesma reunião de diretoria (12/07/19) determinou que os valores dispostos na Resolução IBA 01/2017 e na Resolução IBA 01/2018 sejam também atualizados anualmente com base no mesmo indicador financeiro.

Assim, mediante decisão em assembleia e seguindo as diretrizes elencadas em ata de reunião de diretoria, fica estabelecida a rotina anual, nos meses de janeiro e com data-base de dezembro do ano anterior, de divulgação da atualização dos valores, que passam a vigorar imediatamente após a sua publicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TX 3.jpg