NOTÍCIAS

Publicado em 07/04/2020

SOA/LIMRA

SOA e LIMRA divulgam resultados da pesquisa sobre o mercado da Previdência no Brasil 

Depois da América Latina, agora a Society of Actuaries (SOA) e a LIMRA disponibilizam o resultado de sua pesquisa para estudar as oportunidades atuais e futuras do mercado de aposentadoria no Brasil. O trabalho desenvolvido conjuntamente pelas entidades contou com a colaboração da diretora de Previdência Complementar Fechada do IBA, Natasha Ayres.

O estudo Aposentadoria em foco no Brasil foi feito baseado em uma amostra de 1.056 entrevistados. Revela as percepções dos consumidores sobre aposentadoria em seis macrozonas do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). A amostra se enfocou nos mesmos segmentos demográficos de amostragem do estudo latino-americano que também incluiu Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru: trabalhadores jovens (30 a 45 anos), pré-aposentados (46 a 60 anos) e aposentados (mais de 60 anos). 

Os dados foram coletados através de uma pesquisa online em todos os mercados da América Latina. Este trabalho explora as diferenças de atitude entre distintas regiões, sub-regiões, faixas etárias e gêneros com o objetivo de ajudar seguradoras e outras organizações financeiras a desenvolver soluções efetivas para atender as necessidades
dos consumidores em relação ao planejamento para a aposentadoria. O estudo também destaca a preparação dos consumidores para a aposentadoria lançando uma análise sobre fontes de renda atuais e futuras, tolerância a risco e preferências e características de produtos. 

Segundo os organizadores “o objetivo deste trabalho é olhar para o contexto do envelhecimento da população brasileira e descrever as características da transição para a velhice de homens e mulheres com ênfase em três áreas específicas: vida doméstica, condição de saúde e condição de exercer atividade econômica. 

Veja também a pesquisa para a América Latina (CLIQUE AQUI)

 

Leia a pesquisa na íntegra clicando na imagem abaixo: