NOTÍCIAS

Publicado em 02/04/2020

Previdência

Diretora do IBA participa de pesquisa da SOA sobre o mercado da previdência na América Latina 

A Society of Actuaries (SOA) e a LIMRA realizaram uma pesquisa na América Latina para estudar as oportunidades atuais e futuras do mercado de aposentadoria. O trabalho desenvolvido conjuntamente pelas entidades contou com a colaboração da diretora de Previdência do IBA (foto), Natasha Leal Ayres, que prestou informações sobre a realidade brasileira.

“Este foi um estudo que considero de bastante relevância e que pode balizar posicionamentos para o mercado de Previdência. Em breve será publicado um reporte em separado, apenas com as informações do Brasil”, avalia Natasha.

No século XXI, a América Latina passou por uma mudança demográfica significativa e rápida em direção ao envelhecimento da população. O envelhecimento da população impõe uma carga desproporcional à população em idade ativa, ao mesmo tempo em que exerce imensa pressão nos atuais sistemas de pensão. 

Este estudo analisa as opções públicas e privadas disponíveis para os consumidores e seus comportamentos de planejamento de aposentadoria. Este estudo utilizou uma amostra de 6.218 entrevistados, fornecendo informações sobre as percepções dos consumidores sobre a aposentadoria em seis grandes mercados da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

 

Clique na imagem abaixo e veja a versão em inglês do estudo da SOA/LIMRA