NOTÍCIAS

Publicado em 11/06/2018

Grupo de Trabalho - RPPS

Grupo de Trabalho Normas Atuariais Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) completa dez meses e se prepara para novos debates na área

Em agosto de 2017 foi instituído um Grupo de Trabalho para elaboração das alterações da Portaria 403, composto por profissionais de várias áreas. Neste quase um ano de existência, o GT realizou seis reuniões presenciais e mantido contatos diversos durante o período, o que inclui a apresentação de resultados durante a Conaprev – realizada em 19 de abril deste ano.

Segundo a diretora do IBA e uma das integrantes do GT, Wilma Torres (foto), os trabalhos fluíram com tranquilidade, contando com a contribuição dos participantes. O que promoveu resultados mais do que produtivos, até pela diferença dos profissionais envolvidos nesse Grupo de Trabalho.

“A diversidade das áreas dos profissionais possibilitou um aprendizado e troca de opiniões. A vivência de cada um, em suas respectivas áreas, permitiu que a Minuta da Portaria ficasse repleta de informações importantes ao mercado. Garantiu-se, desse modo, que normas pudessem ajudar no balizamento do conhecimento atuarial aos Regimes Próprios de Previdencia Social para possibilitar, dessa maneira, que os mesmos possam fazer uma Gestão Atuarial consciente e adequada”, afirma Wilma Torres.

Um fato é importante frisar que a finalidade dessas normas é manter o equilíbrio financeiro atuarial dos RPPS. A diretora do IBA gostaria de agradecer em destaque os atuários Prof. Marcelo (MG) e Prof. Magro (RS) pelas belas e brilhantes aulas sobre Atuaria ao Grupo de Trabalho, bem como o coordenador do GT, Allex Albert Rodrigues.

“O IBA agradece a participação nesse Grupo de Trabalho, porque tivemos a oportunidade de auxiliar na construção desta nova Portaria um tema tão importante e relevante sobre Normas Atuariais no âmbito de Regimes Próprios de Previdencia Social. O importante agora é contar sempre com os atuários nestas ações. Com isso, poderemos sedimentar os nossos entendimentos sobre a matéria e que a Nova Portaria reflita o quanto os trabalhos atuariais são importantes para o fortalecimento dos Regimes Próprios”, conclui Wilma Torres.

 

Composição do Grupo de Trabalho Normas Atuariais Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)

SPREV/SRPS: Allex Albert Rodrigues (coordenador do GT); Claudio Henrique Soares da Cruz (coordenador substituto); Alan dos Santos de Moura; Benedito Leite Sobrinho; Ciro Miranda Caetano Milliole;

IBA: Wilma Gomes Torres; Francisco Humberto Simões Magro; Aline da Rocha Gonçalves; Ricardo Cicarelli de Melo

Conaprev: Francisco Robson da Silva Fontoura (CE); Paulo Roberto Caldart (PR); Utan Dias de Lima (PA); Marcelo Nascimento Soares (MG); Fernando Rodrigues da Silva (SP); Simone Reinholz Velten (ABIPEM/ANEPREM – TCE/ES)

Atricon: Aline Michele Bus Pereira (TCE-RS); Eduardo Benjoino Ferraz (TCE-MT)

CNM: Sergio Aureliano Machado da Silva

Convidados (reunião inicial): Tais Novo Duarte (Previc); César da Rocha Neves (Susep)

Convidado Permanente: Bernardo Patta Schettini (IPEA)