NOTÍCIAS

Publicado em 12/03/2018

Combate à corrupção

Revista faz profunda avaliação dos vinte anos da lei de combate à lavagem de dinheiro

Com tradição no mercado de editorial de seguros, a Editora Roncarati lançou mais uma edição de sua revista neste início de março. Neste número, a publicação ganhou apoio institucional do IBA em um anúncio de página inteira em que divulga o 13o Congresso Brasileiro de Atuária (Rio de Janeiro - 5 e 6 de setembro)

O destaque vai para a matéria de capa que faz uma extensa análise sobre as duas décadas de existência da Lei nº 9.613, de 1998, que trata dos crimes de lavagem de dinheiro. O tema é abordado também em outros artigos ao longo do total das 128 páginas da revista.

A lei foi reconhecida como um importante fundamento legal para criminalizar esta contravenção, principalmente oriunda do tráfico de entorpecentes.

A principal alteração, ocorrida em 2012, pela Lei 12.683, extinguiu o rol taxativo de crimes da lavagem de dinheiro e passou a considerar qualquer infração penal antecedente, facilitando investigações de diversos delitos e permitindo que a Polícia Federal e o Ministério Público realizassem diversas operações que levaram políticos e empresários à prisão.

 

Você pode ler a revista em sua totalidade clicando na imagem abaixo: